Arquivo de dezembro de 2011

Usina 21 promove Help Portrait e retrata moradores da periferia paulistana; fotos vão virar exposição no MIS

Nenhum comentário » terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mais de 100 voluntários mobilizaram-se para que quase 70 famílias fossem clicadas por profissionais pela primeira vez na vida. No final, a foto, com porta-retrato, virou presente

No sábado, 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos mais de 30 fotógrafos reuniram-se para passar um dia registrando as imagens de quem nunca teve esteve diante de lentes profissionais. A ação aconteceu numa região pobre da cidade, no bairro de Vila Verde, extremo leste da capital paulista e foi promovida pelo movimento Usina 21 – Jovens, Ideias e Transformação Social.

“O que estamos demonstrando a essas pessoas ao fotografá-las é que nos importamos com elas, que queremos saber suas necessidades. A foto é apenas um símbolo de que, para nós, elas não são invisíveis. Pelo contrário, nós as enxergamos e estamos comprometidos com a luta por seus direitos”, afirmou Carlos Bezerra Jr., deputado estadual evangélico que participou da coordenação do evento, junto com a ONG Fundação Comunidade da Graça, entidade social de cunho cristão.

A ação mobilizou 130 voluntários, entre fotógrafos, cinegrafistas, maquiadores, contadores de história e recreacionistas. Sete estúdios fotográficos foram montados e uma equipe ficou responsável pela impressão das fotos que, ao final do dia, foram entregues a cada uma das famílias participantes, junto com porta-retrato.

“Foi muito legal. Eu escolhi como seria a minha maquiagem e o fotógrafo foi muito atencioso. Tirei várias fotos com roupas diferentes. No final, ele escolheu uma foto minha, mas eu não gostei muito, daí ele mudou”, conta satisfeita Evelyn Souza, 22 anos, com o porta-retrato nas mãos.

O sucesso da iniciativa foi tanto que, por meio da Secretaria Estadual da Cultura, organizou-se exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS) para apresentar as imagens. A mostra está marcada para o dia 25 de janeiro do ano que vem, data do aniversário de São Paulo, e vai até 18 de fevereiro.

“Nossa fé deve sempre nos levar à ação em defesa daqueles que mais precisam, dos excluídos, dos mais frágeis. Nosso coração deve ser movido pelas causas que movem o coração de Deus, e nossos olhos, precisam estar atentos àquilo que Ele enxerga. É por esse amor que estamos aqui hoje”, falou Patrícia Bezerra, psicóloga e diretora geral da Fundação Comunidade da Graça, esposa de Carlos Bezerra Jr., durante o evento. Segundo Reinaldo Junior, um dos organizadores, a ação será ampliada para o próximo ano.

Help Portrait
É movimento mundial de fotógrafos amadores e profissionais que têm em comum a vontade de doar seu tempo e talento a alguém em necessidade. Foi criado em 2009, por Jeremy Cowart, fotógrafo de celebridades norte-americano. O Help Portrait já reuniu mais de 10 mil fotógrafos e 12 mil voluntários, em mais de 1 mil localidades espalhadas por 46 países. O número de retratos entregues pela iniciativa já passa de 100 mil.