Arquivo de setembro de 2011

Shane Claiborne fala no Usina 21 deste ano.

Nenhum comentário » sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Você que foi ao Usina 21, relembre, você que não assista e seja desafiado. E veja só um pedaço do que perdeu.

Usina 21 une criatividade e ousadia em edição que reforça apelo por cristianismo voltado para fora da igreja, marca registrada do evento

1 comentário » terça-feira, 27 de setembro de 2011

Encontro traz palestrante internacional pela primeira vez. Shane Claiborne, que militou com Madre Teresa,
fez preleção principal e deu o tom do evento: “Nossa fé precisa estar engajada às ‘Calcutás’ deste mundo”

“O Evangelho é a antítese da sociedade atual”, afirmou Shane Claiborne, em suas primeiras palavras na abertura do 7º Usina 21 – Jovens, Ideias e Transformação Social. Com a frase, o ativista deu início à sua preleção na manhã de sábado, 24, na Universidade Mackenzie. E o público do evento que começou com rock pesado logo cedo – com a banda Oficina G3, que fez pular os quase 3 mil jovens e adolescentes do auditório –, voltou-se à mensagem do militante que atuou ao lado de Madre Teresa de Calcutá e que está chamando atenção da mídia norte-americana. “Plural. E engajado. Assim defino esse encontro”, afirmou Carlos Bezerra Jr., deputado estadual cristão que idealizou o movimento.

Durante os cerca de 40 minutos da palestra de Shane, o que se viu foi um auditório imerso em uma pregação que foi na contramão do que alguns dos púlpitos mais populares do país têm defendido. “Esse evangelho da prosperidade fala do que se pode ‘tirar’ de Deus. Mas o cristianismo verdadeiro nos diz que, se quisermos encontrar nossas vidas, será preciso antes perdê-las”, pontificou o ativista, de dreadlock no cabelo, bandana e visual quase hippie. Continuou: “A fé não diz respeito apenas ao que acontece depois de morrer, ela precisa estar engajada à dor do mundo. Aquilo que começa com compaixão, deve se transformar em justiça, porque queremos interromper o sofrimento do outro”, concluiu.

As palavras de Shane contagiaram os participantes. “O que precisamos, agora, é sair daqui e fazer alguma coisa. Levar o que temos aprendido aos que não têm nada”, disse Fábio Cruz, 19, pela segunda vez no Usina.

Após a preleção, os usineiros, como se autodenominam os participantes do evento, foram direto para as 20 oficinas de temas variados organizadas para a parte da manhã. “Contribuição Cultural do Jovem para o Brasil”, com o teólogo Gedeon Alencar; “Redes sustentáveis”, com Débora Fahur, coordenadora da ONG Visão Mundial; “Produção musical”, com o músico Silvera; “Caso Zara e o trabalho escravo em SP”, com Carlos Bezerra Jr.; “Drogadição”, com João Boca, que atua junto aos usuários de crack em São Paulo, e “Não engula sapo”, sobre como elaborar as próprias emoções, com a psicóloga Patrícia Bezerra, foram alguns dos assuntos em discussão. “Este é meu terceiro Usina. Esse ano, decidi mudar. Sempre vou às palestras que tem a ver com minha profissão, mas dessa vez vou ouvir sobre fotografia”, resolveu Fernanda Cristiano, 22, estudante de Ciências da Computação.

À tarde, logo após apresentação de música regional nordestina com Roberto Diamanso e de exposição com produtos feitos com material reutilizável, outras 20 palestras aguardavam os jovens. Kaio Pesutti, ator do consagrado diretor de teatro Antunes Filho, Levi Araújo, coordenador do Fórum Cristão de Profissionais; Gerson Ortega, cantor e compositor, Sergio Pavarini, jornalista e blogueiro; Juliano Son, líder da banda Livres; Leonardo Sakamoto, repórter especializado na cobertura de casos de exploração de trabalhadores, entre outros, ficaram responsáveis por discutir sobre teatro, música, mobilização popular, comunicação, redes sociais etc.

“O Usina 21 é um evento de provocação. Mas não de provocação gratuita. Nosso objetivo é incentivar jovens de todos os lugares a fazer o que manda o texto bíblico de Provérbios: mobilizarem-se a favor dos mais frágeis e defenderem os direitos de todos os que estão desamparados. E isso não se faz só dentro da igreja”, ressaltou Bezerra Jr.

Propostas feitas pelos usineiros ao final de cada oficina foram reunidas para a Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em dezembro. O documento representará os anseios da juventude evangélica paulista no fórum. Logo depois, no encerramento da edição, a banda Palavrantiga, de sonoridade grunge, embalou os usineiros. “Vai onde há a dor, e cura; vai onde não há amor, e ama; vai onde há a dor, e alegra; vai onde não há esperança”, cantaram.

Vídeo – Momentos da manhã #Usina21

3 Comentários » segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Evandro do UnderFaith nos convida para o Usina 21

Nenhum comentário » quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Usina 21 na reta final – Ganha clip/homenagem assista e divulgue

2 Comentários » terça-feira, 20 de setembro de 2011

‘Usina 21’ traz ativista que militou ao lado de Madre Teresa para falar do movimento por justiça social que lidera nos EUA

Nenhum comentário » quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pela primeira vez no Brasil, Shane Claiborne será o preletor principal do evento que se tornou famoso por discutir com a juventude evangélica temas quase nunca debatidos dentro das igrejas

A proposta radical e polêmica de Shane Claiborne poderia fazer boa parte das igrejas brasileiras torcerem o nariz. Mas, para a organização do movimento ‘Usina 21 | Jovens, Ideias e Transformação Social’, suas palavras não incomodam nem um pouco. O sociólogo que vem atraindo a atenção da mídia norte-americana pela mensagem de justiça social e defesa dos pobres, contraposta à chamada “teologia da prosperidade”, será o preletor principal da 7ª edição do encontro, que acontece em 24 de Setembro, em São Paulo.

Shane é ativista e escritor cristão, membro fundador do The Simple Way (O Caminho Simples), comunidade cristã na Filadélfia baseada nos valores da Missão Integral. Além de trabalhar ao lado de Madre Teresa, em Calcutá, estagiou na Igreja de Willow Creek, na região suburbana de Chicago, e visitou o Iraque durante a guerra para falar do Evangelho. Ele é autor dos livros Jesus for President (Jesus Para Presidente), Becoming the Answer to Our Prayers (Tornando-nos A Resposta às Nossas Orações) e The Irresistible Revolution (A Revolução Irresistível)

“A ideia de fazer o convite ao Shane surgiu da proximidade entre a proposta do Usina e a defendida por ele. O evento é plural e não tem tabus para discutir com a juventude assuntos controversos sob um ponto de vista cristão e de engajamento social. Ao saber disso, ele aceitou o convite”, conta Carlos Bezerra Jr., deputado estadual que idealizou o fórum.

Além da participação de Shane, a banda gospel Oficina G3 fará a abertura do Usina 21 e o show de encerramento ficará a cargo do grupo Palavrantiga. A edição trará novamente a diversidade de oficinas que já é tradicional para os “usineiros”, como são chamados os participantes do encontro. Ao longo do dia, haverá 40 palestras, dividias meio a meio, entre manhã e tarde.

Entre os palestrantes estão o sociólogo e mestre em Ciências da Religião, Gedeon Alencar; o ator Kaio Pezutti, que já trabalhou com o diretor de teatro Antunes Filho e, recentemente, atuou no longa brasileiro “Bróder” – vencedor do Festival de Gramado de 2010 como melhor filme –; o músico contra-baixista da banda Oficina G3, Duca Tambasco; a missionária Analzira Nascimento, voluntária em Angola em meio à guerra civil, e o pastor Levi Araújo, coordenador do Fórum Cristão de Profissionais.

No intervalo entre as oficinas de temas como sustentabilidade, bullying, evangelização underground, mercado de trabalho, contribuição cultural da juventude evangélica etc., haverá show de musica nordestina com Roberto Diamanso, apresentação do grupo Baixo e Voz e espaço para exposições de peças produzidas com materiais reaproveitáveis.

Mais um palestrante te convida pro usina 21 – Gabriel Prieto

1 comentário » quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Com a palavra Analzira Nascimento, convida você para o Usina 21.

Nenhum comentário » segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sérgio Pereira te convida para o Usina 21.

Nenhum comentário » quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sergio Pereira integrante do grupo Baixo e Voz te convida para o Usina 21 desse ano. Você não pode ficar de fora.