Usina 21 retrata ‘invisíveis’ em ação que reúne fotógrafos de todo o mundo

5 Comentários » sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Movimento de juventude engaja-se à iniciativa global Help Portrait e promove ação na periferia da zona Leste para clicar quem nunca esteve no foco de lentes profissionais

Nem artistas, nem modelos. Nada de jogadores de futebol ou políticos. As celebridades estão longe de estar no centro do foco nas fotos da nova ação do movimento Usina 21 – Jovens, Ideias e Transformação Social. A lógica da ideia vai na contramão das regras dos paparazzi: cerca de 40 fotógrafos profissionais vão dar um tempo na correria atrás de colunáveis e afins, e passarão um dia registrando mais de 300 moradores da periferia da Zona Leste de São Paulo que nunca foram clicados por profissionais. Os retratos serão impressos e entregues como um presente aos fotografados.

A ação está marcada para 10/12, Dia Mundial dos Direitos Humanos, em uma creche no bairro em Itaquera. Na mesma data, fotógrafos ao redor do mundo estarão mobilizados pela mesma causa, engajados na iniciativa global que inspirou a ação, chamada Help Portrait, que registra a imagem daqueles que são ‘invisíveis’ para a maioria das lentes.

Junto com os fotógrafos, a ação mobilizará também maquiadores, iluminadores, cinegrafistas, jornalistas, recreacionistas e contadores de história. Além dos cuidados com a aparência dos participantes, toda a ação será registrada e transformada em vídeo. A iniciativa envolverá, ao todo, cerca de 100 profissionais. Todos voluntários. Qualquer pessoa que goste de fotografia pode participar – não é preciso ser profissional, nem ter uma câmera sofisticada A única regra é que as fotos produzidas pelos participantes não devem ser vendidas ou usadas em portfólio.

“Não se trata de oferecer apenas uma imagem, o que queremos transmitir é esperança. A exclusão simbolizada pela carência de fotografias é, na verdade, indicadora de uma exclusão maior, que, muitas vezes, alija essas pessoas de seus direitos básicos. Essa é, sem dúvida, uma ação de promoção social”, afirma Patrícia Bezerra que coordena o evento. “Nossa fé tem tudo a ver com enxergar o próximo. E ela deve nos levar à ação prática, contra qualquer injustiça”, completa a psicóloga cristã que há 10 anos dirige ONG de assistência a famílias de baixa renda.

Patrícia é esposa do deputado estadual CarlosBezerra Jr., idealizador do Usina 21. O parlamentar também participara da ação e graças à articulação sua, parte das imagens produzidas será apresentada em exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.

Help Portrait

É um movimento mundial de fotógrafos amadores e profissionais que têm em comum a vontade de doar seu tempo e talento a alguém em necessidade. Foi criado em 2009, por Jeremy Cowart, fotógrafo de celebridades norte-americano. O Help Portrait já reuniu mais de 10 mil fotógrafos e 12 mil voluntários, em mais de 1 mil localidades espalhadas por 46 países. O número de retratos entregues pela iniciativa já passa de 100 mil.

5 comentários para “Usina 21 retrata ‘invisíveis’ em ação que reúne fotógrafos de todo o mundo”

  1. abigail aquino disse:

    Amei a iniciativa!!! Tamos juntos !!!!

  2. Neide Mendes disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber o endereço do local onde irá acontecer o evento, pois gostaria de participar. Obrigada.

  3. Rosiane Pimenta disse:

    Como faço para participar??

  4. Alex disse:

    Sou fotógrafo profissional e me interessei muito pela iniciativa. Quero saber se é possível e como eu poderia participar. Obrigado

  5. Fernanda disse:

    Eu fui fotografadaaaa…quero minhas fotinhas rsrs, foi mto legal o evento minha família adorou…Itaquera/Vila Verdes-SP

Deixe um comentário